Avatar, o que é, para que serve e como definir um que realmente funcione !

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 2 LinkedIn 0 2 Flares ×

o-que-e-avatarSe, quando leu o título desse artigo, você pensou em um ser azul gigante com vários desenhos no corpo e segurando um arco, definitivamente você precisa ler esse texto até o final.

Apesar de gostar muito do avatar azul e gigante, aqui eu vou falar sobre o avatar que todo vendedor, afiliado, infoprodutor, dono de pastelaria, publicitário ou prestador de serviços, deve conhecer a fundo, mais que a si mesmo até.

O QUE É AVATAR ?

Avatar é o público ao qual se destina um determinado produto. Também conhecido como Buyer persona (personagem compradora).

Ele é o seu cliente em potencial. E, para conseguir transforma-lo em cliente real comprador, você precisa conhece-lo a fundo, para saber criar sua propaganda e direciona-la para o público que realmente estará interessado no seu produto ou serviço.

Não adianta saber fazer o melhor churrasco do mundo e oferece-lo a uma comunidade vegana. Definitivamente é o público errado para esse maravilhoso produto.

COMO EU CONHEÇO O MEU AVATAR ?

A determinação do avatar engloba vários fatores, que serão vistos nesse artigo, porém o primeiro passo para defini-lo vem do produto ou serviço que será ofertado.

Definir com precisão de detalhes para que serve, os prós e contras de uso, tempo de aprendizado, prazo de validade e nicho de mercado a que se destina o produto ou serviço, é fundamental para determinar o avatar exato que poderá consumir a oferta.

Sempre que você afiliado for escolher um produto novo para promover, procure conhece-lo profundamente para ter todas as informações necessárias na construção do seu avatar.

Da mesma forma, um infoprodutor (pessoa que produz material digital) deve estudar bem o mercado, e os possíveis avatares (sim, um produto pode ter desdobramento do avatar, quando isso acontece há a segmentação da publicidade, com anúncios diferentes direcionados para cada tipo específico) de um novo produto a ser lançado.

Como exemplo de produto com desdobramento de avatar temos o cursos de markerting digital que ensinam a montar um negócio online do zero e com baixo custo.

Esses cursos atendem homens e mulheres com faixa etária ampla, dessa forma podemos dividir o avatar de acordo com as faixas etárias e fazer a publicidade específica para cada uma.

Vejamos como ficaria:

  • De 17 a 25 anos: homens e mulheres que desejam iniciar um negócio na internet ou que desejam ter uma renda extra (dor: ganho extra ou facilidade de montar o negócio com um passo-a-passo detalhado).
  • De 26 a 40: homens e mulheres que não estão satisfeitos com sua vida profissional nas empresas onde trabalham. Buscam maior tempo livre e sonham poder trabalhar em casa tendo bons rendimentos (dor: desejo de substituir o trabalho convencional pelo trabalho em casa, possibilidade de maior tempo livre).
  • De 40 anos em diante: Homens e mulheres aposentados que gostariam de ter uma renda complementar ao benefício adquirido (dor: trabalhar a vida inteira e não ter um valor suficiente para uma melhor qualidade de vida).

Dor a ser trabalhada em todas as idades: Baixo custo de investimento e poder ser feito por quem não entende nada sobre informática e redes sociais.

FATORES QUE COMPÕEM A DEFINIÇÃO DO AVATAR

Abaixo, listamos os fatores que são analisados para a montagem do público-alvo:

  • Análise Demográfica: Gênero, idade, renda, escolaridade.
  • Análise Social: Definição da provável vida social do público-alvo, contemplando aspectos como composição familiar, local de trabalho, como se sentem em relação a seu papel na família/trabalho, como se locomovem, como gastam o salário, cargo que ocupam.
  • Análise do Cotidiano: Aqui procuramos dissecar ao máximo como é o dia-a-dia do nosso público-alvo. Diversões, saúde, alimentação, relacionamento com os colegas de trabalho, quanto tempo leva no trajeto casa-trabalho / trabalho-casa, exercícios físicos, etc.
  • Análise Psicológica: Aqui fazemos um retrato de como nosso público-alvo pensa e reage ao mundo a sua volta, subdividimos essa análise em três características principais: Medos, Frustrações e Sonhos/Desejos.

Geralmente, as campanhas publicitárias se desenvolvem em cima dos medos / frustrações, mostrando que o produto ou serviço pode realizar os sonhos/desejos do avatar.

Lembre-se que, quanto mais completo for o desenvolvimento do seu avatar, maiores as chances de você conseguir fazer anúncios ou artigos que irão encantar seu público-alvo, deixando-o ansioso pela sua próxima publicação ou oferta.

O avatar deve ser levado em conta em todas as peças de marketing, incluindo a sequência de e-mails no autoresponder da lista. Lembre-se que a linguagem de um e-mail voltado para a faixa etária de 17-25 anos é diferente da voltada para um público com mais de 45 anos.

Se você conseguir atingir a principal dor de seu avatar e seu produto ou serviço for capaz de realizar seus sonhos/desejos, você terá grandes chances de realizar muitas vendas e se tornar um profissional de sucesso !

como-definir-seu-avatar

Com o público alvo bem definido você economizará muito dinheiro em campanhas de anúncios

A definição clara e precisa do avatar é que permite a economia financeira nas campanhas publicitárias, conseguindo otimizar ao máximo os investimentos nesta área, porque trabalha com o público específico (as famosas leads a 0,1 centavo no facebook ads).

Imagine aquelas pessoas que entregam panfletos nas ruas, não existe uma pesquisa de público alvo para entregar essa propaganda, o que faz com que o anunciante tenha que imprimir muitos panfletos.

Se fossem entregues apenas para o público correto haveria economia na produção e também muito mais retorno em pessoas interessadas e possíveis vendas.

Em suas campanhas pagas, faça testes com subdivisões do avatar principal (faixa etária, desejos, dores, interesses), hipersegmente seu público-alvo e desenvolva campanhas publicitárias para cada um acompanhando os resultados.

Descobrindo qual segmento converte melhor será capaz de otimizar anúncios e artigos para aumentar ainda mais o ROI (retorno sobre investimento) e as vendas.

Um público bem segmentado gerará muito mais vendas

Muitas pessoas, principalmente as que pagam anúncios no facebook ads, acham que segmentar o público é apenas definir sexo, idade e região, mas as características de um avatar vão muito além de apenas esses fatores.

Há uns seis meses participei de uma discussão sobre o público alvo de um produto de emagrecimento específico. Alguns anunciantes estavam conseguindo leads (prospectos) a menos de 0,1 centavo e outros pagando super caro em cada clique.

Porquê essa diferença ? Por causa da segmentação do público. Os que estavam conseguindo leads a preços super baixos, estavam utilizando parâmetros de definição de público bem específicos.

Os anunciantes definiram parâmetros bem específicos e acertaram “na mosca” o tipo de público que realmente se interessaria por aquele anúncio, dessa forma gerando leads a preços irrisórios.

Não adianta ter um anúncio com uma chamada “matadora” se você não segmentar corretamente o público, apenas estará jogando fora uma ótima peça de marketing.

Agora que você já sabe o que é avatar e como fazer para defini-lo, na próxima vez que escolher um novo produto para promover invista seu tempo montando o seu antes de iniciar uma campanha de anúncios pagos, fazer um vídeo ou, artigo para o blog divulgando o seu produto ou serviço.

Se você possuir um blog e quiser entregar conteúdo relevante para seu público alvo, gostará de ler o artigo onde eu dou dicas preciosas de como escrever um artigo otimizado para sua audiência.

Sobre Helena Bochiski

5 Comentários

  1. Top o artigo

  2. Muito bom esse artigo Helena. Percebi que é necessário mais estudo para conhecer melhor meus potenciais clientes. Não é tão simples quanto parece!

    • Gratidão pelo comentário Fátima!
      Sim! Infelizmente o que tenho visto é pessoas preocupadas em fazer vendas, mas não sabem escolher uma boa página de vendas e muito menos têm noção de quem seja o avatar do produto. Assim, não farão vendas consistentes nunca!
      Muita luz e paz

  3. Oi Helena tudo bem ? hoje a internet está cheio de spam, muitas pessoas nela estão desesperadas nao sabe por onde comecar, e acabam por deixar este tipo de atividade poluida, porem aqueles que fazem um trabalho correto e duradouro são os que continuam, sempre firme.

  1. Pingback: 5 dicas para conhecer melhor seu potencial cliente | Blog IEV Digital

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado. Os Campos marcados são obrigatórios *

*

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 2 LinkedIn 0 2 Flares ×